lentes-intraoculares
Share

As opções de lentes intraoculares

Antigamente, a cirurgia de catarata tinha o objetivo único de restaurar a visão funcional dos pacientes e era indicada apenas quando a visão já estivesse bastante comprometida. Hoje em dia, com o novo conceito de cirurgia refrativa da catarata, se busca corrigir os erros refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e principalmente a presbiopia, que fazem com o que o paciente tenha que utilizar óculos e que afetam a qualidade da visão.

Existem diferentes tipos de lentes intraoculares à disposição para escolha de médicos e pacientes. Essa variedade faz com que o tratamento da catarata seja cada vez mais individualizado, permitindo a opção da lente que vai trazer mais benefícios e qualidade de vida para o paciente, conforme as atividades e necessidades de visão no dia a dia. Por meio do uso de lentes intraoculares modernas, de tecnologia avançada, é possível diminuir a dependência dos óculos e/ou lentes de contato para todas as distâncias.

Isso significa que você precisa pensar e avaliar o quanto uma maior independência dos óculos, por exemplo, é importante para você, já que algumas lentes que corrigem essas outras condições oculares oferecem esse benefício.

A decisão quanto ao modelo de lente ideal, depende, além das necessidades individuais do paciente, também da indicação médica. Por isso, o diálogo aberto com o seu oftalmologista sobre a escolha da lente intraocular é muito importante. Assim, é importante que você entenda plenamente quais são as opções disponíveis. É preciso considerar as dificuldades em se submeter a um segundo procedimento cirurgico para substituição da sua lente por uma opção melhor ou mais moderna no futuro.

Conheça os tipos de lentes intraoculares para o tratamento da catarata e converse com seu médico sobre a melhor opção para você!

Share