outros-problemas-visuais-corrigidos-na-cirurgia
Share

As cirurgias e lentes mais modernas para o tratamento da catarata já permitem corrigir, de uma só vez e às vezes até definitivamente, outros problemas de visão bastante comuns, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.1

Para corrigir cada uma dessas condições durante a cirurgia de catarata, uma lente específica deve ser escolhida pelo médico e paciente. Nos casos em que se opta por corrigir outros problemas de visão durante a cirurgia de catarata, além de se livrar da catarata, pode-se ainda diminuir ou até mesmo eliminar em algumas situações a necessidade dos óculos para enxergar, tanto de perto quanto de longe, o que irá lhe conferir ainda mais liberdade e independência!1

Conheça mais sobre as outras condições oculares que podem ser corrigidas durante a cirurgia de catarata e converse com seu médico!

Astigmatismo

O astigmatismo é um problema visual bastante comum que afeta cerca de 80% das pessoas. Ele ocorre devido à presença de irregularidades na córnea (uma curvatura desigual). A córnea irregular distorce os raios de luz que entram no olho e torna difícil focar corretamente para qualquer distância. O astigmatismo é o principal problema visual que afeta o resultado final da cirurgia de catarata. Caso seja corrigido durante a cirurgia, as chances de o paciente ficar mais independente dos óculos para realizar a maior parte das suas atividades é maior.

Miopia

Pessoas que tem miopia conseguem enxergar de perto, mas têm dificuldades para enxergar objetos à distância.

Hipermetropia

Pessoas que tem hipermetropia conseguem enxergar objetos à distância, mas têm dificuldades para enxergar de perto.

Presbiopia ou “vista cansada”

A presbiopia, também conhecida como “vista cansada” é uma condição na qual o <strong>cristalino</strong> vai endurecendo, perdendo sua flexibilidade e capacidade de focar. Isto resulta em uma perda gradual da capacidade de enxergar de perto. Ler, por exemplo, vai ficando cada vez mais difícil, causando perda de independência do paciente e a necessidade de usar óculos de leitura. A presbiopia é o primeiro passo para a catarata.

Referências

1. Schneider J, Henderson BA. Categories of advanced-technology IOLs: overview. Int Ophthalmol Clin. 2012 Spring;52(2):1-10.

Share