os-olhos-envelhecem
Share

Assim como a pele, nossos olhos também sentem o passar dos anos. Você já percebeu que mesmo pessoas que nunca usaram óculos começam a ter dificuldade para realizar atividades que exigem a visão de perto após os 40 anos? Muitas passam a utilizar óculos de leitura para corrigir a “vista cansada”… Nessa fase, ler uma revista ou um jornal, visualizar mensagens no celular, se maquiar e realizar outras atividades do cotidiano sem os óculos começa a se tornar um desafio.

Entre os 50 e 60 anos, além das dificuldades de leitura, podem aparecer outras limitações. Dirigir a noite é uma delas, já que o farol dos carros passa a incomodar ainda mais…

Sem nem nos darmos conta destas mudanças, nossa qualidade de vida vai diminuindo, e mesmo com toda a energia e disposição, começamos a restringir nossas atividades. Aos poucos, nossa liberdade e independência ficam comprometidas. Passamos a pedir ajuda e, às vezes, nem os óculos resolvem mais…

Se você se reconheceu nas situações acima, você pode estar com catarata. A boa notícia é que hoje já é possível superar estas dificuldades através de um procedimento bastante seguro e consagrado: a cirurgia de catarata.

Sabemos que a decisão de realizar uma cirurgia é muito importante, por isso, preparamos este site que vai lhe ajudar a entender todas as etapas da cirurgia, esclarecer as principais dúvidas e, principalmente, quais serão os benefícios para a sua visão e para a sua qualidade de vida!

Seu médico oftalmologista poderá lhe dizer se você é ou não um candidato à cirurgia de catarata e também esclarecer todas as dúvidas sobre este procedimento!

Presbiopia ou “vista cansada”: o primeiro sinal do envelhecimento dos olhos

A presbiopia, também conhecida como “vista cansada” é uma condição na qual o cristalino (a lente natural do olho) vai enrijecendo, perdendo sua flexibilidade e capacidade de focar. Isto resulta em uma perda gradual da capacidade de enxergar de perto. Ler, por exemplo, vai ficando cada vez mais difícil. Surge a necessidade de afastar objetos para obter uma visão adequada (“o braço vai ficando curto”) causando a necessidade de usar óculos de leitura. Normalmente ela ocorre na maioria das pessoas a partir dos 40 anos de idade.1

Referências

1. Minha Vida. Presbiopia. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/presbiopia Último acesso em junho de 2016.

Share