tratamento-da-catarata-e-por-cirurgia
Share

A única forma de tratamento da catarata é por meio de uma cirurgia.2 O procedimento cirúrgico tem como objetivo substituir o cristalino, a lente natural do olho que está envelhecida, por uma lente artificial que é colocada dentro do olho e que restaurará sua visão, melhorando significativamente sua qualidade de vida. Esta nova lente é chamada de lente intraocular.

Em geral, o seu oftalmologista poderá recomendar a cirurgia assim que os sintomas da catarata começarem a interferir nas atividades diárias do paciente, como dirigir, trabalhar, ler ou ver TV.1,2

Além disso, não se deve esperar a catarata alcançar um estágio muito avançado tanto por questões de segurança do procedimento cirúrgico, quanto para evitar o agravamento dos sintomas da catarata e manter a qualidade de vida e a independência do paciente. A indicação mais frequente da cirurgia de catarata é o desejo, por parte do paciente, de enxergar melhor.

Saiba quais são as opções de cirurgia disponíveis atualmente

A cirurgia de remoção do cristalino está em constante evolução. Métodos e dispositivos avançados estão sempre sendo desenvolvidos para ajudar seu cirurgião a lhe proporcionar o melhor resultado possível. A técnica mais moderna e mais utilizada para o tratamento da catarata é a facoemulsificação, que pode ser realizada com ou sem a assistência de um laser de Femtosegundo.

Cirurgia de catarata: Facoemulsificação

É técnica mais utilizada para realização de cirurgia de catarata: o cirurgião realiza incisões no olho do paciente para fragmentar, aspirar e remover o cristalino opacificado. Na sequencia irá introduzir uma lente artificial intraocular, que substituirá a função do cristalino opaco e restaurará a visão do paciente.

Cirurgia de catarata: Facoemulsificação com assistência do Laser de Femtosegundo

Na técnica moderna da cirurgia de catarata, é possível realizá-la com a assistência do Laser de Femtosegundo, em que algumas das etapas da cirurgia são automatizadas. Isso significa que o cirurgião usaria o Laser para visualizar seu olho e executar parte do procedimento, como a confecção das incisões, a retirada de uma parte da membrana que envolve o cristalino e a fragmentação da catarata. A aspiração do cristalino opaco fragmentado será realizada através do facoemulsificador, da mesma forma que a técnica tradicional.2,3 Na sequencia o cirurgião irá introduzir uma lente artificial intraocular, que substituirá a função do cristalino opaco e restaurará a visão do paciente.

 

Referências

1. Donaldson KE, Braga-Mele R, Cabot F, Davidson R, Dhaliwal DK, Hamilton R, Jackson M, Patterson L, Stonecipher K, Yoo SH; ASCRS Refractive Cataract Surgery Subcommittee. Femtosecond laser–assisted cataract surgery. J Cataract Refract Surg 2013; 39:1753–1763.

2. Site do National Institutes of Health (NIH). Disponível em: https://nei.nih.gov/health/cataract/cataract_facts Último acesso em 1 de janeiro de 2016.

3. Schneider J, Henderson BA. Categories of advanced-technology IOLs: overview. Int Ophthalmol Clin. 2012 Spring;52(2):1-10.

Share